Meedan

Blog

COVID-19 / Micro-bolsas para apoiar o trabalho da mídia em economias emergentes
Menu
Close
meedan check-global-micro-grants

Encerramento de convocatória

Ficamos muito felizes com o volume de propostas que recebemos de toda a América Latina e do mundo. Estamos encerrando esta rodada de micro-bolsas e esperamos poder lançar uma segunda rodada nos próximos meses.

Nós levaremos algum tempo para revisar as propostas incríveis que recebemos e iremos responder os projetos selecionados o mais rápido possível via email.

Agradecemos a todos que enviaram propostas e esperamos que todos estejam bem e seguros.

4 de Maio de 2020, Equipe Check Global

Check Global abre esta chamada para incentivos (micro-bolsas) com o objetivo de apoiar a alfabetização digital e a produção independente de mídia nas economias emergentes relacionado ao COVID-19.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o surto de COVID-19, uma pandemia e uma crise global de saúde. As informações falsas e os rumores sobre saúde se multiplicaram entre as plataformas, minando os esforços para produzir informações confiáveis e factuais em relação ao vírus. Isso é particularmente desafiador para as organizações da sociedade civil e coletivos de base que ainda lutam para entender e combater os efeitos do surto em seus próprios contextos locais.

Em uma tentativa de apoiar meios de comunicação independentes, verificadores de fatos, jornalistas cidadãos, ativistas e entusiastas da tecnologia e da alfabetização digital em seus esforços para cobrir o surto, a Meedan está lançando COVID-19 Check Global, especificamente destinadas a grupos que trabalham dentro o contexto das economias emergentes (América Latina, Norte da África / Ásia Ocidental, África e a região Ásia-Pacífico).

Visamos apoiar projetos de verificação e verificação de fatos, iniciativas locais de fiscalização, documentação da realidade local em campanhas de quarentena e de mídia/digital, rastreando o impacto dos bloqueios nas democracias e examinando a vigilância digital e o capitalismo de vigilância, direitos civis e violência contra mulheres relacionada ao COVID-19.

Incentivamos os candidatos a serem criativos em suas propostas. Estamos interessados em apoiar a produção de diferentes tipos de resultados, incluindo podcasts, vídeos, documentários, peças escritas, campanhas, kits de ferramentas, arquivos e memórias digitais e blogs. Também estamos procurando apoiar propostas que não sejam focadas apenas na cobertura de informações erradas sobre a pandemia, mas também na vida e nas experiências das pessoas em quarentena.

Estamos aceitando propostas em português , árabe, francês, espanhol e inglês no momento. As propostas serão consideradas em uma base contínua.

  • Indivíduos podem solicitar até US $ 500
  • Organizações podem solicitar até US $ 2000
  • Projetos colaborativos podem solicitar até US $ 2500

Processo de aplicação

  • Os candidatos devem preencher um [formulário on-line] detalhando sua proposta.
  • O conselho consultivo do fundo se reúne semanalmente para analisar todas as solicitações
  • Os candidatos aprovados são então notificados dentro de um período de 5 a 10 dias após o envio.

Critério de seleção

  • Originalidade e importância: a qualidade da solicitação escrita. Quais são os desafios que ela sugere enfrentar? Qual é a sua área geográfica / foco?
  • Conquista: O candidato poderá cumprir as promessas feitas? O plano de trabalho é realista dentro do cronograma sugerido? O trabalho de campo representa algum problema ético ou de saúde e segurança que precisa ser levado em consideração?
  • Impacto e divulgação: O candidato identifica um público relevante para o trabalho? Como o trabalho se propõe a transformar a percepção no COVID-19? O candidato está claro em termos de por que esse trabalho é importante agora? Serão priorizados projetos que atendam comunidades locais e carentes, mulheres, pessoas não binárias, pessoas vulneráveis e populações rurais.
  • Rigor: Você segue uma metodologia de verificação de fatos? Como o candidato verificará suas fontes como precisas? Os recursos utilizados para sua campanha de alfabetização de mídia são confiáveis?

Esteja ciente de que, se você não receber uma resposta nossa dentro de três semanas após a inscrição, isso significa que sua proposta não foi bem-sucedida. Infelizmente, não podemos responder a cada solicitante devido ao número de solicitações recebidas.

Os candidatos aceitos publicarão seus projetos em suas próprias plataformas e serão referenciados na página de Check Global. Mais tarde, eles serão destacados em nosso blog.

[Inscreva-se Aqui]

Envie todas as perguntas para checkgrants@meedan.com, temos suporte para e-mails criptografados.

Meedan é uma organização sem fins lucrativos que se concentra em melhorar a qualidade e a equidade das informações on-line. Fazemos isso construindo software e projetando iniciativas humanas para redações, ONGs e instituições acadêmicas.

Check Global é uma iniciativa da Meedan que apóia e facilita nos países em desenvolvimento o trabalho de jornalistas, direitos humanos e de pesquisas. Fornecemos software, treinamento e suporte a um grupo de organizações independentes de mídia, escolas de jornalismo e pesquisadores de direitos humanos na América Latina, África Oriental e na região da NAWA.

● Related

The Checklist–read misinformation news from around the world

The Weekly Roundup

—open-source investigations, industry resources and event information