Read this post in Englishاقرأ هذا المنشور باللغة العربية | lee este post en español

Check Global abre esta chamada para incentivos (micro-bolsas) com o objetivo de apoiar a alfabetização digital e a produção independente de mídia nas economias emergentes relacionado ao COVID-19.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o surto de COVID-19, uma pandemia e uma crise global de saúde. As informações falsas e os rumores sobre saúde se multiplicaram entre as plataformas, minando os esforços para produzir informações confiáveis e factuais em relação ao vírus. Isso é particularmente desafiador para as organizações da sociedade civil e coletivos de base que ainda lutam para entender e combater os efeitos do surto em seus próprios contextos locais.

Em uma tentativa de apoiar meios de comunicação independentes, verificadores de fatos, jornalistas cidadãos, ativistas e entusiastas da tecnologia e da alfabetização digital em seus esforços para cobrir o surto, a Meedan está lançando COVID-19 Check Global, especificamente destinadas a grupos que trabalham dentro o contexto das economias emergentes (América Latina, Norte da África / Ásia Ocidental, África e a região Ásia-Pacífico).

Visamos apoiar projetos de verificação e verificação de fatos, iniciativas locais de fiscalização, documentação da realidade local em campanhas de quarentena e de mídia/digital, rastreando o impacto dos bloqueios nas democracias e examinando a vigilância digital e o capitalismo de vigilância, direitos civis e violência contra mulheres relacionada ao COVID-19.

Incentivamos os candidatos a serem criativos em suas propostas. Estamos interessados em apoiar a produção de diferentes tipos de resultados, incluindo podcasts, vídeos, documentários, peças escritas, campanhas, kits de ferramentas, arquivos e memórias digitais e blogs. Também estamos procurando apoiar propostas que não sejam focadas apenas na cobertura de informações erradas sobre a pandemia, mas também na vida e nas experiências das pessoas em quarentena.

Estamos aceitando propostas em português , árabe, francês, espanhol e inglês no momento. As propostas serão consideradas em uma base contínua.

  • Indivíduos podem solicitar até US $ 500
  • Organizações podem solicitar até US $ 2000
  • Projetos colaborativos podem solicitar até US $ 2500

Processo de aplicação

  • Os candidatos devem preencher um [formulário on-line] detalhando sua proposta.
  • O conselho consultivo do fundo se reúne semanalmente para analisar todas as solicitações
  • Os candidatos aprovados são então notificados dentro de um período de 5 a 10 dias após o envio.

Critério de seleção

  • Originalidade e importância: a qualidade da solicitação escrita. Quais são os desafios que ela sugere enfrentar? Qual é a sua área geográfica / foco?
  • Conquista: O candidato poderá cumprir as promessas feitas? O plano de trabalho é realista dentro do cronograma sugerido? O trabalho de campo representa algum problema ético ou de saúde e segurança que precisa ser levado em consideração?
  • Impacto e divulgação: O candidato identifica um público relevante para o trabalho? Como o trabalho se propõe a transformar a percepção no COVID-19? O candidato está claro em termos de por que esse trabalho é importante agora? Serão priorizados projetos que atendam comunidades locais e carentes, mulheres, pessoas não binárias, pessoas vulneráveis e populações rurais.
  • Rigor: Você segue uma metodologia de verificação de fatos? Como o candidato verificará suas fontes como precisas? Os recursos utilizados para sua campanha de alfabetização de mídia são confiáveis?

Esteja ciente de que, se você não receber uma resposta nossa dentro de três semanas após a inscrição, isso significa que sua proposta não foi bem-sucedida. Infelizmente, não podemos responder a cada solicitante devido ao número de solicitações recebidas.

Os candidatos aceitos publicarão seus projetos em suas próprias plataformas e serão referenciados na página de Check Global. Mais tarde, eles serão destacados em nosso blog.

[Inscreva-se Aqui]

Envie todas as perguntas para checkgrants@meedan.com, temos suporte para e-mails criptografados.

Meedan é uma organização sem fins lucrativos que se concentra em melhorar a qualidade e a equidade das informações on-line. Fazemos isso construindo software e projetando iniciativas humanas para redações, ONGs e instituições acadêmicas.

Check Global é uma iniciativa da Meedan que apóia e facilita nos países em desenvolvimento o trabalho de jornalistas, direitos humanos e de pesquisas. Fornecemos software, treinamento e suporte a um grupo de organizações independentes de mídia, escolas de jornalismo e pesquisadores de direitos humanos na América Latina, África Oriental e na região da NAWA.

Tags
COVID-19
Network
Organization
Footnotes
  1. Online conversations are heavily influenced by news coverage, like the 2022 Supreme Court decision on abortion. The relationship is less clear between big breaking news and specific increases in online misinformation.
  2. The tweets analyzed were a random sample qualitatively coded as “misinformation” or “not misinformation” by two qualitative coders trained in public health and internet studies.
  3. This method used Twitter’s historical search API
  4. The peak was a significant outlier compared to days before it using Grubbs' test for outliers for Chemical Abortion (p<0.2 for the decision; p<0.003 for the leak) and Herbal Abortion (p<0.001 for the decision and leak).
  5. All our searches were case insensitive and could match substrings; so, “revers” matches “reverse”, “reversal”, etc.
References
Authors
Words by
No items found.
No items found.
Words by
Organization
Published on
April 7, 2020
October 6, 2022